fanzines de banda desenhada

quinta-feira, agosto 31, 2006

Concurso do melhor fanzine 2005/2006 - Organizador: CNBDI - Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem e CMA - Câmara Municipal da Amadora

Aviso aos faneditores:
Quem tiver editado algum fanzine de banda desenhada (ou sobre BD, ou com BD), entre Outubro de 2005 e Agosto de 2006, pode concorrer ao prémio instituído para o "Melhor Fanzine 2005/2006"

(Eu, bloguista, digo: deveria estar no título: "Melhor fanzine português 2005/2006", porque não faz sentido abrir-se o concurso a fanzines estrangeiros, visto que também não há notícia de, noutros países, admitirem a participação de fanzines portugueses nos respectivos certames).

Será necessário enviar 6 exemplares (justificação: para os seis membros do júri poderem classificá-los, fazendo assim a primeira triagem).
Em seguida, os títulos seleccionados serão postos à votação das personalidades cujo nome consta das listas de especialistas no "mailing" do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - CNBDI.
Portanto, quem estiver interessado, pode enviar os 6 exemplares, até ao dia 8 de Setembro, para:
Concurso de "Melhor Fanzine 2005/2006"
Festival Internacional de Banda Desenhada
CMA/CNBDI -Av. do Brasil, 52-A
2700-134 AMADORA
-----------------------------------------------
A mesma entidade organiza, como sempre fez ao longo dos anteriores dezasseis anos, um Concurso de Banda Desenhada.
Quem quiser saber pormenores, através da leitura do respectivo regulamento, terá de visitar o blogue Divulgando Banda Desenhada, no seguinte endereço:
http://divulgandobd.blogspot.com

segunda-feira, agosto 28, 2006

Cadernos de Banda Desenhada - s/nº - Junho 06


Capa do fanzine Cadernos de Banda Desenhada (Nova série)

Este exemplar desgarrado da série anterior, é integralmente preenchido por um artigo de Jorge Magalhães dedicado às novelas de José Padinha ilustradas por E.T.Coelho, ilustrações essas reproduzidas nas páginas do fanzine, sendo umas tantas a cores (de boa qualidade) e outras a preto e branco.
Trata-se de uma peça com bastante interesse para quem queira saber e conhecer mais pormenores da mítica revista infanto-juvenil O Mosquito, editada entre 1936 e 1953.

Ilustração de Eduardo Teixeira Coelho (ou E.T.Coelho, ou ETC) para a novela "O Vale do Silêncio", escrita por José Padinha, publicada na revista infanto-juvenil O Mosquito

Cadernos de Banda Desenhada
Edição Fora de Série (sem nº)

Arranjo gráfico de Catherine Labey
Formato: A5
Capa e contracapa em cartolina, a cores; miolo com 56 páginas, sendo 14 a cores
Tiragem: 50 exemplares
Preço 10€
Editor: José Vilela
Calçada do Duque, nº 19A
Lisboa

--------------------------------------------
Para os interessados em ver uma outra excelente ilustração de E.T.Coelho reproduzida no fanzine em apreço, aconselha-se uma visita ao blogue Divulgando Banda Desenhada no endereço
http://divulgandobd.blogspot.com

sábado, agosto 26, 2006

Riscae (fanzine de BD infantil) - Nº 1 - Abril 06

Capa do fanzine Riscae, da autoria de Artur Faria

Este fanzine resultou de um "workshop" dirigido por Marco Mendes para o Centro de Artes e Espectáculos - CAE, de Figueira da Foz, que foi frequentado maioritariamente por crianças. Todavia, tanto a capa do zine como a prancha que abaixo se reproduz, tem por autor um adolescente de 14 anos, chamado Artur Ascenso de Faria, natural e residente em Porto de Mós, mas que se deslocava propositadamente à Figueira a fim de participar nas aulas.
O título do fanzine, com o sentido de trocadilho (o som é de riscai) de quem, ainda iniciante, se limita a riscar, resultou da junção da sílaba ris com a sigla CAE da colectividade figueirense.
Prancha de bd autoconclusiva, tal como a capa, da autoria de Artur Faria

Riscae
Nº 1 - Abril 2006
Formato A4 - Capa e 12 páginas
Editor: Marco Mendes
Rua Guedes de Azevedo, nº 131 - 4º -esqº
4000 Porto

---------------------------------------------
Há outra prancha duma banda desenhada deste mesmo fanzine, da autoria de Gabriel Gois (8 anos), outro dos participantes no citado "workshop", visível no blogue Divulgando Banda Desenhada, no endereço
http://divulgandobd.blogspot.com

terça-feira, agosto 22, 2006

Fanzines estrangeiros (III) Manicomics - o fanzine vencedor no evento brasileiro "HQ Mix" 2005

Capa do fanzine Manicomics nº 33 - Junho 2006

Dez anos de publicação, trinta e três números editados. Ou seja: três números saídos anualmente, a plena demonstração prática de que a cadência editorial fanzinística brasileira é muito semelhante à portuguesa.
Leia-se um curto extracto do editorial, escrito por JJ Marreiros:

"Saiu o resultado do 18º HQ Mix e... tcharããã...
...O Manicomics foi eleito, por profissionais da área, pela terceira vez, o Melhor Fanzine do Brasil!"
"(...)A cada dia surgem novas publicações, a cada mês a qualidade dos zines brasileiros melhora e abriga a produção de muitos artistas talentosos que não têm outro meio para publicar, dado o fato das indústrias de enlatados ser muito forte no país:)"

Eu acrescentaria, em português de Portugal: de facto, a indústria de enlatados ocupa demasiado o tempo da televisão e, em resultado disso, o tempo das pessoas (adultos e jovens, claro).
Mas falemos de coisas sérias. De fanzines, por exemplo.
O Manicomics é, tudo leva a crer, uma mostra exemplar da edição alternativa brasileira, visto que, num universo de, pelo menos, muitas centenas de títulos (calculo eu) que se editam anualmente pelo vasto Brasil, ele já obteve por três vezes o prémio HQ Mix para o melhor fanzine brasileiro: em 2001, 2004 e 2005.

Saravá, JJ Marreiro, editor, Allan Goldman e Daniel Brandão, do conselho editorial, e autores (euh... ok, ok, quadrinhistas) das bandas desenhadas (euh... ok, ok, histórias em quadrinhos, sim sim, as HQ).

E, já agora, uma curiosidade minha: quem faz a boa revisão ortográfica (é uma coisa que também aprecio bastante fazer)? Como se pode ler na ficha técnica, com muita graça: "Revisão: É importante paca, se não sai um monte de herro:)"
Prancha inicial do episódio A Mulher- Estupenda em O Planeta Condenado!, da autoria (desenho e argumento) de JJ Marreiro

A Mulher-Estupenda (piscar de olhos a um dos alter-ego de Calvin, o "homem estupendo") é uma banda desenhada (ou seja, uma história em quadrinhos, versão em português do Brasil) em registo realista-caricatural, impecável, do talentoso e ecléctico JJ Marreiros, que é também o editor (e que teve a amabilidade de me enviar este exemplar - já agora, se ler este "post", onde é que obteve o endereço do meu apartado dos correios).
Há ainda uma outra bd, em registo cómico, de muito bom nível, protagonizada por um tal "Bezerro Bizarro" no episódio "Golpe de Mestre", da autoria de Lene, que serve de contraponto às restantes peças de figuração narrativa, uma banda desenhada humorística praticamente sem palavras e com muita graciosidade.

Prancha da bd A Origem de Cariawara, com desenho de Ronaldo Mendes e argumento de Daniel Brandão

Ronaldo Mendes, que demonstra elevado talento na obra "A Origem de Cariawara" é entrevistado neste número (por JJ Marreiro, claro), e diz, a certa altura, o seguinte:

(..) Infelizmente no Brasil a maioria dos quadrinhistas não consegue se sustentar fazendo apenas quadrinhos. Eu sou um deles."

Esta frase parece ser dita por algum analista do panorama bedéfilo português, tão perfeitamente se aplica à realidade dos artistas portugueses que gostariam de se dedicar em exclusivo à BD, mas que só conseguem subsistir fazendo banda desenhada, ilustrando livros (escolares, por exemplo) e trabalhando também no campo do desenho animado (ou cinema de animação, expressão preferida actualmente).
--------------------------------------------
Manicomics
Formato A5
28 páginas (capas incluídas) a preto e branco
Capa dura em cartolina (quando a capa passa a ser em papel, é por já se terem esgotados os primeiros 100 exemplares - informação obtida na resposta à carta dum leitor)
Editores:
Impossíveis
Cx. Postal 52897
CEP 60151-970
Fortaleza - CE
Brasil

Pedidos para:
Manicomics
A/c de JJ Marreiro
(no endereço acima indicado)

----------------------------------------------
"Post" remissivo
Nesta rubrica Fanzines estrangeiros está referenciado outro fanzine. Visitar, na data indicada: 2006
(II) Maio, 13 - We, the dogs
(I) Fev. 4 - Mycose

-----------------------------------------------

A contracapa do fanzine pode ser vista no blogue Divulgando Banda Desenhada, no endereço:

http://divulgandobd.blogspot.com

Etiquetas:

domingo, agosto 20, 2006

Succedâneo - nº 31 - Abril 06

Capa do fanzine Succedâneo dedicado ao tema "O automóvel português"

João Bragança, editor do zine "Succedâneo" (dez anos de existência, trinta e um números editados) é também o autor de uma das bedês nele publicadas, e igualmente responsável pelo grafismo/composição visual da capa.
Capa essa que mostra a fotografia de um "automóvel" que serviu como suporte para variadas bandas desenhadas, acabando por transformar-se ele próprio num fanzine-objecto.

Prancha da bd Conversas do A.C.P. por Rosa Baptista

Num número totalmente dedicado ao tema "O automóvel português", é natural que haja quem inclua na sua bd uma personagem bem conhecida dos automobilistas citadinos: o arrumador.

-------------------------------------------------

Succedâneo - nº 31 - Abril 2006 - Formato A6 - Capa em papel cor-de-rosa, miolo (28 págs.) a preto e branco - Inclui: 1) separata com desenho de carro distribuído pelo Entrecosto, da autoria de José Feitor; 2) um cartão "Nossa Senhora Tudo ao Molho Fé... em Deus", não assinado, mas com o estilo inconfundível de Andreia Rechena, ; 3) separata com construção de armar um automóvel UMM, em montagem de Alexandra Ferreira; 4) um CD-R incluindo vídeos - Tiragem do fanzine: 50 exemplares - Preço 7€ - Editor: João Bragança - Apartado 170 - 2951-901 Palmela

www.succedaneo.com

www.fanzinex.blogspot.com

terça-feira, agosto 15, 2006

Tertúlia Lisboa dos Fanzines

Capa do nº 1 do fanzine Nemo

Será tema do encontro de hoje da pequena Tertúlia Lisboa dos Fanzines, falar-se do fanzine Nemo e do seu editor, Manuel Caldas.
E porquê falar-se agora do Nemo? Porque o seu primeiro número foi editado há vinte anos (e alguns meses...), mais concretamente em Março de 1986 (*).
Causou surpresa o surgimento dum fanzine que dedicava todo o seu espaço a textos de estudo, crítica e divulgação, escritos por estudiosos, ensaístas e críticos que realizaram trabalho de grande nível. Isto sem esquecer o seu editor, Manuel Caldas, ele mesmo um profundo conhecedor de algumas matérias, entre as quais o autor Harold Foster e a sua carismática personagem, o Príncipe Valente. Por tudo isso, o fanzine Nemo foi consecutivamente premiado com o galardão Vinheta, instituído pelo Clube Português de Banda Desenhada (uma colectividade "sui generis" que, na época, mantinha assinalável actividade).

(*) Confesso que não me ocorreu registar a efeméride na data exacta, no passado mês de Março (aliás não o tenho feito para nenhum fanzine). Mas, em conversa telefónica com o "Manel", diz-me ele, em ar de censura: "Não disseste nada sobre o aniversário do Nemo, tu que foste o padrinho". Bem, seria motivo para fazer uma grande festa se o dito cujo ainda existisse, isso sim. Mas não deixei de lhe dar razão, porque a qualidade atingida pelo fanzine bem merecia um lembrete.
É o que acabo de fazer neste blogue, e continuarei na conversa da noite, durante a tertúlia fanzinística.
-----------------------------------------------------
Repito aqui a mensagem sms que enviei para vários telemóveis:
Fanzinistas (editores e autores de BD colaboradores em zines), participem na Tertúlia Lisboa dos Fanzines, hoje, 15 de Agosto, terceira 3ª feira do mês.
Local do encontro: Bar Estádio - Rua S. Pedro de Alcântara, nº 11.
Convívio entre as 22h e as 23h (ok, ok, este horário costuma ser prolongado por motivos imprevistos, tipo conversa animada e copos a saberem bem...).

domingo, agosto 13, 2006

Folha Volante - nºs 156 e 157 - Agosto 06

Frente do fanzine Folha Volante nº 156. Com este matiz de verde, o conteúdo é sempre preenchido por textos críticos

Neste número são reproduzidos dois textos críticos/divulgatórios. O que aqui se reproduz foi publicado no semanário Independente, de 28 Julho 06. O respectivo texto aparece assinada por três iniciais, PMS, que correspondem, na ficha técnica do jornal, ao redactor Pedro Marta Santos.
Mais um jornalista bedéfilo que aparece a escrever sobre BD, espero que com assiduidade.
No verso da folha que constitui o [fanzine] Folha Volante reproduzi um texto de João Miguel Lameiras, intitulado "A nossa história em Banda Desenhada", inserida no jornal Diário As Beiras, de 8 Jul. 06.
Serrano fez esta bd na revista mensal P'Almada, visível/legível no fanzine Folha Volante, numa tonalidade de verde mais claro que facilita a reprodução das bedês

Não conheço ainda este autor chamado Serrano, presumivelmente jovem, que se abalançou a criar um herói fixo chamado Almíscaro, também nome da série em publicação na revista P'Almada, editada em... Almada, como não podia deixar de ser.
A banda desenhada, numa só prancha, é a cores, e o episódio "O emprego" demonstra, da parte do autor (argumentista/desenhador) evidente sentido crítico.
Foi a minha escolha para o verso do fanzine Folha Volante nº 157. Na frente reproduzi duas tiras de bd, uma dedicada a uma série intitulada Dead Bunny, da autoria de Alex (Alexandre Soares), em publicação na revista Forum Estudante, neste caso nº 176, de Junho 06.
A outra tira republicada pertence à série Educação às tiras, surgiu no jornal Ensino Magazine, em Maio 06, tendo por autores Bruno Janeca (desenhador) e Dinis Gardete (argumentista).
-----------------------------------------
Folha Volante
nº 156 - 1 Agosto 2006
nº 157 - 1 Agosto 2006
Formato A4 - Papel de cor verde, alternando dois matizes
Tiragem de cada número: 100 exemplares
Fanzine (slimzine) para distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa
-----------------------------------------
Postagens anteriores relacionadas com este mesmo fanzine (ver na coluna "Archives"

Post de Jul. 31 - Folha Volante nºs 154 e 155
" de Maio 6 - " " nºs 151 e 152
" Fev. 8 - " " nº 145
" Jan. 24 - " " nº 143, com data de Jan. 06

sábado, agosto 12, 2006

Tertúlia BDzine - nº 104 - Agosto 06

Como se pode ler no rodapé da capa do Tertúlia BDzine, o presente número deste fanzine presta homenagem à personagem Tarzan, que se inclui no tema "Pastiches" à Portuguesa.

Página inicial da bd/paródia ao herói Tarzan

Um episódio que caricaturiza a selva urbana em que se defrontam dois clubes rivais e respectivos adeptos, caracterizando assim os ambientes futebolísticos (ou melhor: atendendo às querelas rascas do meio, ficará melhor escrever "ambientes futeboleiros"), aproveitando a personagem Tarzan, com recurso a uma vaga semelhança com o estilo de Burne Hogarth, de que é admirador Carlos Almeida, o autor da bd "Uma aventura de Tarzan na 2ª circular".
----------------------------------------------
Tertúlia BDzine
Nº 104 - 1 de Agosto de 2006
Formato A4 - 4 páginas em impressão digital a p.b.
Tiragem : 500 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 11, 2006

Era Uma Vez... - Nº XLV - Julho 06

Capa do fanzine Era uma vez, na sua 45ª edição

Neste volume do [fanzine] Era uma vez... pode admirar-se a quarta volta ao mundo das personagens fixas desta extensa obra em narração figurativa que, no jornal infantil inglês "Puck", foi publicada entre 29 de Setembro de 1928 e 21 de Maio de 1932.
Uma curta amostra (apenas três vinhetas, dispostas na vertical, em conformidade com o critério do editor do fanzine), da bd escrita e desenhada por Walter Booth.

A.J.Ferreira, emérito investigador, historiador e estudioso, tem evidente admiração pelo autor-artista inglês Walter Booth. Daí a sua insistência na publicação de episódios da série Rob the Rover, por vezes montados tipo "puzzle", como é o caso neste número, onde há mistura de vinhetas extraídas da revista inglesa Puck, na sua maioria, mas também (apenas algumas) da revista portuguesa Tic-Tac.
---------------------------------------------
Era uma vez...
Nº XLV - Julho 2006
Capa e contracapa em papel de cor verde, miolo (40 págs.) em papel de cor creme
Formato A4
Tiragem inicial: 3 exemplares (*)
Editor: A.J.Ferreira
Lisboa
Distribuidor: Vilelivros
Lisboa

(*) Nota: O distribuidor encarrega-se de fazer mais cópias, consoante os pedidos

segunda-feira, agosto 07, 2006

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada - Número Especial de Aniversário - Junho 2006

Capa do número especial de aniversário do Boletim do Clube Português de Banda Desenhada

Haverá alguma estupefacção quando aqui divulgo esta publicação, na medida em que, actualmente, é praticamente desconhecida a existência da entidade editora, o Clube Português de Banda Desenhada.

De facto, a citada colectividade há anos que, oficialmente, deixou de existir (o que não impede que, todos os anos, haja um almoço de aniversário, este ano foi o 30º). Não há sócios a pagar quotas, não há corpos gerentes, deixou de se efectuar a indispensável Assembleia Geral. Apenas se mantém o local que serve de sede do "clube", pago por contribuições benévolas de alguns dos antigos sócios - entre os quais, de vez em quando, este bloguista, antigo membro da Direcção -, e é nesse local que se reunem quatro ou cinco bedéfilos, sábado sim, sábado não.

Desse exíguo grupo fazem parte Fernando Cardoso e Paulo Duarte, que apostaram em voltar a editar o "Boletim", que é, assim, o único sinal exterior de vida de uma colectividade que teve, durante duas vintenas de anos, bastante actividade.

O exemplar intensamente colorido do fanzine "Boletim do CPBD" de onde foram extraídas as imagens que ilustram este "post", pertence a uma tiragem reduzidíssima de 7 exemplares, sendo um para a Biblioteca Nacional e os restantes para coleccionadores interessados e dispostos a pagar entre 35 e 40 euros (este bloguista é um deles).
Apenas a preto e branco a tiragem é um pouco mais elevada, mas rigorosamente limitada a 28 exemplares, destinada a pessoas interessadas (praticamente todos "sócios" virtuais), e o preço fica-se, neste número, pelos 6 euros.
Primeira página/capa da revista O Pirilau, nº 2 (Nov.1939), em que a banda desenhada aparece sob o título "Águia do Céu".

Falando agora do conteúdo, refira-se que se trata de um curioso trabalho comparativo entre as edições portuguesa, francesa e italiana da obra em BD Il Legionario, da autoria do italiano (por adopção de nacionalidade) Kurt Caesar.
A reprodução original, aparecida em 1938 na revista italiana Il Vittorioso, toda feita em quadricromia, mostrava as aventuras de um piloto da aviação italiana, de nome Romano, enviado para Espanha integrado no Corpo de Tropas Voluntárias ao serviço de Mussolini em socorro dos nacionalistas que lutavam contra o governo republicano, durante a Guerra Civil espanhola.

Como está visível na página/capa da revista portuguesa "Pirilau", o título mudou de Il Legionario para Águia do Céu (tradução da versão francesa aparecida na revista "L'As"). Nesta versão portuguesa, a personagem passou a ser um tenente francês, de nome Marçal, e passou a ter a missão de ajudar a Polónia a tentar conter o invasor. Era uma versão mais cómoda para a época...

Na versão francesa o herói era também tenente, francês, claro, e chamava-se Martial (vê-se que deve ter sido daqui que foi traduzida a bd), mas a cena era diferente: o tenente francês (há mais tenentes franceses na ficção, dão boas personagens...) tem a intenção altruísta de ajudar a Argentina em guerra contra Tolima, país vizinho que resolvera invadi-la.

Tudo isto e muito mais conta Fernando Reis Cardoso, autor de um bem interessante trabalho,onde contou com o apoio do estudioso Jorge Magalhães.
Página da revista Il Vittorioso, reproduzida no Boletim do CPBD

A prancha seguinte da mesma bd, também na sua versão original italiana, pode ser vista no blogue "Divulgando Banda Desenhada", sob o endereço
http://divulgandobd.blogspot.com
----------------------------------------------------
Boletim do Clube Português de Banda Desenhada
Nº Especial de Aniversário (Edição não numerada)- Junho de 2006
Duas edições, uma em fotocópias totalmente em quadricromia, outra com capa a cores e miolo a preto e branco
112 páginas
Coordenação de: Paulo Duarte e Fernando Cardoso
Editor: Clube Português de Banda Desenhada - CPBD
Av. Duque de Ávila, 26-2º
1000-141 Lisboa

sábado, agosto 05, 2006

Era Uma Vez... - Nº XLIV - Junho 06

Como esclarece A.J.Ferreira, ilustre faneditor - honorável decano entre a tribo fanzinística - na apresentação escrita na página inicial do fanzine "Era uma vez...", deste número 44 (perdão: XLIV) completa-se a banda desenhada - ele chama-lhe fita - "Cabeça a Prémio!...". iniciada no nº 16 (foi assim que ele mesmo escreveu, não sou eu a brincar outra vez...) do mesmo 'zine, datado de Julho de 2003, em que o autor-artista era Steve Chapman, sendo substituído, nesta segunda metade, por J.H.Valda.
O original da bd, intitulado "Outlaw of El Dorado", pode ver-se/ler-se no jornal infantil inglês The Jolly Comic, de 1935, de que o coleccionador Américo Coelho possui uns tantos exemplares na sua volumosa - e valiosa - colecção de revistas e jornais infantis de origem inglesa.
Embora noutras páginas haja legendas escritas, sinteticamente, pelo editor/tradutor A.J.Ferreira, a que acima se mostra apresenta-se sem legendas (legendas para quê? é capaz de dizer, e com razão, o Sr. Ferreira), e representa uma sequência visual cheia de acção e expectativa (para quem preferir o francesismo, "suspense"), que faz com que o leitor/visionador olhe imediatamente para a página seguinte. Claro que o casalinho se salva... Tal como nos filmes, não é só na BD, há sempre uma solução para estas situações angustiantes.
----------------------------------------
Era uma vez...
Nº XLIV - Junho 2006
Capa em papel de cor azul, miolo (52 págs.) em papel creme
Formato A4
Editor:
A.J.Ferreira
Lisboa
Nota: Fanzine à venda na Livraria Vilelivros