fanzines de banda desenhada

quarta-feira, setembro 23, 2009

Juvebedê nº 40 (Jun.08) e nº 41 (Out.08)










Acima: Capa, páginas de artigos e uma de BD pertencentes ao Juvebedê nº 41 de Out.08
-----------------------------------------------------------------------------












Acima: Reprodução da capa, de páginas de texto e de BD do fanzine Juvebedê nº 40 - Jun. 08
......................................................................................................................................................
Para evitar mal-entendidos: apesar de não ser editado por um fã (ou por um grupo de fãs), classifico Juvebedê como um fanzine pelo facto de não ser editado com fins lucrativos (é gratuito!) e por a Associação Juvemedia ser uma entidade amadora sem fins lucrativos, apenas existente graças ao apoio do pelouro da Juventude da C.M.Lisboa e pelo mecenato da Mamedsa Agência Marítima (Portugal).
Digamos que está no limite da classificação de fanzine.
----------------------------------------------------------------------
Juvebedê nºs 40 (Jun.08) e 41 (Out.08)
Formato A4 - Capa e contracapa a cores - 20 páginas a preto e branco
Editor: Associação Juvemedia
Director e Coordenador Editorial: Carlos Fernando Cunha
Redacção: Alexandra Sousa, Carlos Fernando Cunha, Miguel Coelho
Tiragem: 250 exemplares
Distribuição gratuita por Serviços Centrais de Lisboa do Instituto Português da Juventude (Lisboa). e na Associação Juvemedia
Rua Gomes Freire, 183-3º Esqº
1150-177 Lisboa
email: info@juvemedia.pt
sítio: http://www.juvemedia.pt/

quinta-feira, setembro 17, 2009

Fandwestern - Série Especial sem nº - [Junho 2008]



Eu sei que não é necessário dizer aos meus caros visitantes que, para se poder ler com facilidade este artigo escrito por José Pires, basta clicar-lhe em cima.
E até dá jeito ampliá-lo, para se ver o retrato do autor/artista inglês Tony Weare, que pouca gente bedéfila conhece.






José Pires, autor de BD com obra que já vem de longe (do Cavaleiro Andante, por exemplo), e chegou longe (à revista Tintin belga, e não só), é igualmente um faneditor entusiasta. Isto porque há autores e obras de banda desenhada de que é apaixonado, e a solução para partilhar as suas pulsões com outros, mostrar-lhes coisas que ele sabe que terão passado despercebidas ou não foram devidamente valorizadas, é editar um fanzine, onde ele pode expor as suas razões e comprová-las com imagens.
Foi o que fez no fanzine de que aqui mostro a capa e duas pranchas, além do artigo em que ele apresenta a obra, Matt Marriott, e o autor/artista Tony Weare, no episódio A Pista de Chisolm.

Esta série apareceu publicada originalmente em tiras, no vespertino inglês Evening News, e foi editada em Portugal na revista Mundo de Aventuras.

É uma verdadeira série de cow-boys, no sentido em que se retrata a problemática dos vaqueiros, nos seus problemas entre si e no seu trabalho com as manadas de longhorns.
------------------------------------------
Fandwestern - O Fanzine do Fanático da BD Western
Série Especial Matt Marriott
Sem nº - Sem data indicada [Junho 2008]
Formato A4 - Capa e contracapa em quadricromia
Miolo: 56 páginas
Tiragem: não indicada (12 exemplares, conforme informação de José Pires).
Director executivo: Américo Coelho

Redacção, Arte e Grafismo: José Pires
[Editor: José Pires]
Rua da Misericórdia, 111 - Lisboa

quarta-feira, setembro 02, 2009

Folha Volante nº 236 - Setembro 2009


Estas duas imagens reportam-se à matriz, a cores, do fanzine Folha Volante, cuja edição normal, para ser distribuida gratuitamente pelos participantes na Tertúlia BD de Lisboa, e editada a preto e branco sobre papel de tonalidade verde, como se impõe em algo que se apresenta pelo nome de folha (como se pode ver nas imagens de baixo).



O outro exemplar do [fanzine] Folha Volante dedicado a divulgar, pelos participantes da Tertúlia BD de Lisboa, bandas desenhadas que se vão publicando em jornais (neste caso concreto no suplemento-revista Tabu do jornal Sol) e que, quase de certeza, passaram despercebidas à maioria dos "tertulianos", ou porque poucos são os que compram jornais, ou porque não compram aquele semanário que se edita à 6ª feira (merece esta publicidade gratuita, pelo facto de ser o único jornal português a publicar banda desenhada portuguesa.
No exemplar editado pode apreciar-se o estilo de Nuno Saraiva que, neste episódio "Cadáver Esquisito", da série "Na Terra como no Céu", aproveita para contar com graça e bom estilo gráfico, a lenda do símbolo da cidade de Lisboa, os dois corvos pousados na popa de um barco.
................................................................
Folha Volante
Nº 236 - 1 Setembro 09
Formato A4 - (Uma folha A4, de cor verde) fotocopiada frente e verso a p/b
Fanzine aperiódico
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

Folha Volante nº 237 - Setembro 2009


Folha Volante - Fanzine editado em 1 de Setembro na Tertúlia BD de Lisboa.
Exemplar dedicado a notícias, críticas, crónicas sobre banda desenhada extraídas de diversas publicações (jornais e revistas).
Vale bem a pena clicar em cima para ampliar (eu sei que a maioria sabe disso, mas haverá quem não se lembre...), e assim poder ler os vários artigos que seleccionei de jornais, dando prioridade a textos relacionados com a BD portuguesa - "A Pior Banda do Mundo", de José Carlos Fernandes, obra editada em França ("Le Plis Mauvais Groupe du Monde", ed. Cambourakis), crítica bem documentada de João Miguel Lameiras, "As Aventuras do Príncipe Ziph", de Luís Peres, edição portuguesa no sistema POD, "Print on Demand", revista "Venham +5" nº6, ou até edições sobre temas estrangeiros, como é o fascículo dedicado aos anos 1951-52 da saga do Príncipe Valente, tudo trabalho jornalístico de F. Cleto e Pina no Jornal de Notícias.
Para além desse conjunto de textos relacionados com a BD nacional, abri excepção para um excepcional artigo de opinião, escrito por Cristóvão Gomes no jornal i (na rubrica BD, que é publicada às 6ªs feiras) em que aquele jornalista-crítico de BD faz uma certeira análise do caso acontecido com a obra "Boiled Angel", do autor-artista Danny Rolling.
Para quem não leu no jornal, vale a pena ler agora aqui. Está ainda a tempo de se capacitar dos preconceitos que continuam a perseguir a arte sequencial.
................................................................
Folha Volante Nº 237
1 Setembro 09
Formato A4 - (Uma folha A4, de cor verde) fotocopiada frente e verso a p/b
Fanzine aperiódico
Tiragem: 100 exemplares
Distribuição gratuita na Tertúlia BD de Lisboa
Editor: Geraldes Lino
Apartado 50273
1707-001 Lisboa