fanzines de banda desenhada

quarta-feira, outubro 24, 2012

Exposições de Fanzines (I) - Mesinha de Cabeceira - 20º Aniversário



Em publicação contínua desde 1992 - aperiodicamente, como é apanágio dos fanzines -, o Mesinha de Cabeceira, essencialmente dedicado à banda desenhada, merece do seu editor, Marcos Farrajota, o esforço da montagem de uma exposição que intitulou 20 Anos do Mesinha de Cabeceira (no âmbito da Trienal Desenha 2012), a inaugurar dia 25 Out. 5ª feira, pelas 19h, e que estará visitável no Museu da Água da EPAL, até 16 de Dezembro de 2012.

Pranchas originais de BD e de Ilustração, mas também exemplares de fanzines (com preponderância do MdC, já com o mais recente número 23 incluído) é o conteúdo desta mostra, que constitui uma iniciativa invulgar na área do fanzinato.

Claro que também não é comum a longevidade deste zine, criado pela dupla de autores Marcos Farrajota/Pedro Brito (colaboração mantida entre 1992 e 1996), nem tão pouco o seu percurso editorial, já com números reproduzidos em fotocópia, por serigrafia e em offset.

No que concerne à exposição, estarão patentes originais de vários autores, designadamente Pedro Brito, João Maio Pinto, André Lemos, Marcos Farrajota e Jucifer (estes de Portugal), Monica Nilsen (Noruega), Mike Diana (E.U.A., Dice Industries (Alemanha).

Local da exposição:
Museu da Água da EPAL (Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos)
Rua do Alviela, 12 - Lisboa

Horários - Seg.a Sáb.: 10h - 18h
Acesso: Autocarros 104 e 35
Telefone 218 100 215
Internet: http://museudaagua.blogspot.pt 

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial