fanzines de banda desenhada

sexta-feira, julho 05, 2013

Webzine ou E-Zine




Depois dos fanzines de papel, surgidos nos anos 1930, nos Estados Unidos da América, algo de muito diferente haveria de acontecer, com as novas tecnologias em progressão vertiginosa. E aconteceram os webzines (ou e-zines).

Exemplo concreto do resultado dessa evolução é, em Portugal, o EntropiaEzine, criado por Paulo Marques, um jovem entusiasta da BD, ele próprio autor.

A banda desenhada reproduzida neste webzine tem a particularidade de se poder ver sequencialmente pelo acto de folhear a peça, como se tivéssemos nas mãos um fanzine de papel. Basta para isso um ligeiro toque com o cursor no canto direito da "página".  Para aumentar o formato, basta clicar no ícone tipo écrã. 

Peço desculpa aos iniciados, esta informação é dirigida apenas aos iniciantes que, tal como me aconteceu, não dei logo com todos estes pormenores técnicos de funcionamento. 
Até devo confessar que foi graças ao meu amigo Pedro Bouça que consegui mostrar aqui este primeiro exemplo de webzine português, realizado pelo Paulo Marques, agora a viver em França (mais um cérebro que emigrou). 

(Esta tecnologia é da empresa Calaméo, passe a publicidade)
EntropiaEzine I

..............................................................................................................
Recebi um e-mail do Paulo Marques com aditamentos e esclarecimentos a este texto. É com muito gosto que o reproduzo porque, assim, a informação fica correcta. 

Diz ele:

"Apenas deixo aqui uma pequena correcção ao texto, pois existe lá uma incorrecção, que terá sido por minha culpa, pois provavelmente não terei esclarecido com devida clareza essa situação, que é a seguinte:

Onde tu, muito gentilmente escreveste, que o e-zine era da minha autoria, isso não corresponde totalmente à realidade, pois eu apenas sou um dos mentores do projecto; em abono da verdade, este é um projecto levado a cabo pelo Grupo Entropia, sendo a equipa de concepção do e-zine composta por mim mesmo (como coordenador do projecto e ponte de ligação entre o G.Entropia e os vários autores participantes), pelo João Raz (responsável pela ideia original de criarmos um fanzine online e um dos mentores do projecto, com muitas boas ideias), pela Sara Mena (magnífica responsável pela criação do design e pela montagem da publicação) e pela Ana Saúde, João Figueiredo e Adelina Menaia, que contribuíram todos com boas ideias, fundamentais para o resultado final alcançado.

De referir também que o "EntropiaEzine" é uma publicação que reúne nas suas páginas, para além da Arte da Banda Desenhada, também as Artes da Fotografia, Literatura, Ilustração e diversos artigos de carácter geral! :)

Aproveito também para te agradecer uma vez mais o post acerca do "EntropiaEzine", que até por coincidência, vem numa altura importante para o projecto, pois será nesta semana que daremos início à recolha dos trabalhos, para o "EntropiaEzine II", com a divulgação do regulamento de participação! ;)


Um Grande Abraço et à bientôt!



Etiquetas:

1 Comentários:

Às 3:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Parabéns pelo blog!

Que tal parceria?

Abç

http://scantorrents.blogspot.com.br/

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial